Inicial > Drogas > Drogas no Sistema Nervoso Central de fetos – Álcool

Drogas no Sistema Nervoso Central de fetos – Álcool

“O consumo de bebidas alcóolicas durante a gravidez pode ter consequências devastadoras. Estudos miscroscópicos de cérebros fetais mostram que o álcool causa uma defeituosa migração celular. Quando iniciam sua viagem, os neurônios não sabem quando parar, não encontram seus destinos adequados e o mais frequente é que morram.”

E aí? Se os neurônios não sabem onde vão parar, não sabem onde fazer as sinapses teremos um monte de conexões aberrantes, ou nem teremos conexões. E as consequências disso?

“O resultado é que os cérebros de bebês cujas mães bebem com regularidade são frequentemente pequenos, contraídos e malformados, com uma densidade de neurônios inferior. Esses bebês portadores das síndrome alcóolica fetal (SAF) têm baixos escores de QI na infância e sérias deficiências de leitura e matemática pela época que chegam ao ensino médio e à idade adulta, bem como um comportamente desajustado, hiperatividade e depressão. ”

Mais um trecho tirado do grande “O Cérebro – um guia para o usuário” de John Ratey.

Outras características da doença são: baixo peso ao nascer; perímetro cranial menor que o normal; atraso do crescimento e do desenvolvimento; anomalias no coração, no rosto e em outros órgãos; epilepsia; problemas de coordenação e de motricidade fina; poucas habilidades sociais; falta de imaginação ou de curiosidade; problemas de aprendizagem emocionais ou de comportamento; pouca memória e concentração.

E então por que será que mulheres bebem? Só pode ser por falta de informação! Divulguem!

 

Se você gostou do que leu, compartilhe 😉

  1. Leandro Favarin
    07/04/2011 às 21:52

    Que absurdo!
    Incrí­vel como uma droga, infelizmente legalizada, pode destruir tanto o ser humano.
    O problema é que conhecer as consequências não parece ser suficiente para que haja alterações no comportamento da mãe.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!