Início > Visão > O cérebro pode ler ao contrário?

O cérebro pode ler ao contrário?

Há, mais uma pegadinha do nosso cérebro! Sim, o nosso cérebro pode ler ao contrário! Mas por que fica tão difícil? Pesquisadores do BCBL (Basque Centre on Cognition, Brain and Language) mostraram em um estudo que o cérebro do homem pode rotacionar as palavras vistas por um espelho e entender automaticamente e inconscientemente, mas por apenas alguns milissecundos. Sendo estes pesquisadores, o cérebro “se lembra” que esta não é a forma correta de ler, então paramos de conseguir ler. Que coisa não? Porque será que a gente não consegue ler de todas as formas, não seria uma vantagem evolutiva a mais pra gente?

O estudo é interessante pois os pesquisadores estão tentando entender mais como funciona o mecanismo da dislexia no cérebro. Nessa doença, as pessoas tem dificuldade de escrever as palavras, podendo escrevê-las na ordem inversa, trocar letras, dificuldades na associação do som à letra. Está relacionado com o processamento da escrita no cérebro.

Fonte aqui.

 

Se você gostou do que leu, compartilhe 😉

Há, mais uma pegadinha do nosso cérebro! Sim, o nosso cérebro pode ler ao contrário! Mas porque fica tão difícil? Pesquisadores do BCBL (Basque Centre on Cognition, Brain and Language) mostraram em um estudo que o cérebro do homem pode rotacionar as palavras vistas por um espelho e entender automaticamente e inconscientemente, mas por apenas alguns milisecundos. Sendo estes pesquisadores, o cérebro “se lembra” que esta não é a forma correta de ler, então paramos de conseguir ler. Que coisa não? Porque será que a gente não consegue ler de todas as formas, não seria uma evulação a mais pra gente?
O estudo é interessante pois os pesquisadores estão tentando endenter mais sobre a dislexia. Nessa doença, as pessoas tem dificuldade de escrever as palavras, podendo escrevê-las na ordem inversa, trocar letras, dificuldades na associação do som à letra. Está relacionado com o processamento da escrita no cérebro.
Anúncios
  1. Leandro Favarin
    02/04/2011 às 11:51

    Será que conseguiríamos ler se não estivéssemos tão condicionados ao padrão normal de ensino?
    Ao estendermos a teoria de que o cérebro é um músculo totalmente moldável, seria possível com muito treino?

    • 03/04/2011 às 19:00

      Eu tenho uma visão um pouco diferente, acho que na verdade o problema não seria na metodologia de ensino. Eu acho que temos que aprender as coisas de um jeito só, seja ler e escrever, seja caminhar pra frente e não pra trás, e por aí vai. E com o passar o tempo e com a evolução do ser humano, se adaptou mais aquele que tinha a capacidade de fazer bem feito uma certa coisa, mas que por algum motivo (bom para o cérebro) não conseguia fazer aquilo ao contrário. Se isso foi selecionado é porque foi bom. Só nos resta saber porque foi bom. Nos resta saber se quando conseguimos fazer as coisas como ler ao contrário prejudicaria outra parte do nosso sistema nervoso, talvez seja por isso.

      beijao

  2. Gilmara
    10/12/2011 às 11:38

    Meu nome é Gilmara tenho 34 anos e desde que aprendi a ler e escrever eu leio e escrevo de maneira inversa como Leonardo da Vinci veja no you tube queijadinhademorango.Se quizer entrar em contato meu email é gilmara2121@itelefonica.com.br

  3. Johnd505
    25/05/2014 às 21:54

    Keep working ,fantastic job! eabebakefefe

  4. Johne492
    25/05/2014 às 21:54

    Really informative article post.Thanks Again. Awesome. ckdcaegfbged

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s