Sobre a autora

Suzana Ulian Benitez, bióloga e mestra pela Universidade Estadual de Campinas, e doutoranda na Universidade de Birmingham, Inglaterra.

Quando era pequena um ente muito querido foi diagnosticado com doença de Parkinson. No mesmo momento, começou a minha busca incessante por notícias a respeito da doença. Um mês depois, eu já sabia que ele não seria curado. Aquela notícia mudou a minha vida, e desde então eu sabia que eu deveria ser pesquisadora pra ajudar a ciência a entender os mecanismos por trás dos diversos acontecimentos biológicos que envolvem os neurônios. Tive então a felicidade de estudar Biologia na faculdade, e entender melhor como funciona o nosso magnífico cérebro. Entendi também que a mídia, na grande maioria das vezes, não sabe como passar uma informação científica.

A necessidade desse entendimento sobre o cérebro e todo o sistema nervoso, me fizeram a bióloga que sou hoje. O meu blog é um site que eu gostaria de ter encontrado quando eu estava fazendo as minhas primeiras buscas, mas eu não o encontrei. Então, depois de anos de estudos, resolvi criar ele. Está aí, o blog que tem por objetivo tornar público a ciência que poucos tem acesso (pois a maioria dos artigos científicos é em inglês, precisa ser pago e a linguagem não é nada didática).

Adoro estudar assuntos diversos e curiosidades sobre o sistema nervoso, e acho que criar um blog me ajuda a não só estudar como também auxiliar na divulgação científica. Gosto de escrever, e por isso creio que o blog me ajuda a manter isso sempre presente na minha vida.

Por fim este blog é em homenagem ao meu grande Pai, que me incentivou a estudar o que eu estudo; à minha mãe, que me ensinou a correr atrás dos meus sonhos com honestidade, garra e determinação; e ao meu querido irmão que sempre está ao meu lado me apoiando em todas as minhas decisões.

Grande abraço a todos e boa leitura!

Anúncios
  1. 07/01/2012 às 09:24

    Continue Suzana!!!!Está muito bom o seu blog!!!!Existe uma doença chamada moia-moia que eu gostaria de ver estudada por vc aqui no blog!Beijos

    • 07/01/2012 às 22:02

      Oie Claudia! muito obrigada pelo apoio! Vou procurar informações sobre a doença e coloco no blog sim!
      Grande abraço!

  2. 19/01/2012 às 18:17

    Olá Suzana.
    Bom trabalho.
    Abraços

  3. 30/04/2013 às 23:59

    Oi Suzana, parabéns pelo blog, super informativo e interessante, passarei sempre por aqui! Um beijo grande, Magda.

  4. 23/05/2013 às 10:16

    Nossa! Adorei sua pesquisa, gostei muito, posso utilizar em meu trabalho de pesquisa científica? Ha muito tempo estou procurando alguém que fale a respeito, principalmente sobre dinheiro! Achei! Estou satisfeita

  5. Flávia Fialho
    06/11/2013 às 08:55

    Parabéns, Suzana!
    Adorei sua iniciativa!!!
    Abraços,
    Flávia.

    • 07/11/2013 às 19:58

      Oie Flávia, muito obrigada.
      =)

      • Flavinha
        07/11/2013 às 22:43

        Boa noite, Suzana! Obrigada pelo retorno. Flávia.

        Enviado via iPhone

  6. Ana Cristina Donke
    05/07/2014 às 14:20

    Suzi!! Seu blog é muito bom!!!! Parabéensss!!!!! Bjuss

  7. Miriam
    08/10/2014 às 14:14

    Oi Suzana, finalmente vejo um artigo que me explica algo mais sobre a doença moia moia. Descobri que minha filha tinha esta doença após um avc, aos 11 anos, então comecei a ler tudo sobre o assunto.

    • 08/10/2014 às 15:03

      Ola Miriam, que bom que foi util para voce. E muito importante pra mim saber que o blog esta atingindo quem precisa da informacao. Muito obrigada pelo contato.
      Um abraco

      (ps. o teclado aqui nao tem acentos)

  8. Paulo Roberto
    07/12/2014 às 11:34

    Olá Dra Suzana. Li o seu artigo sobre a mielina e aligodendrogênese no cérebro, gostei muito. Obrigado.

  9. 05/12/2015 às 11:11

    Suzana, nessas lembranças de facebook, encontrei um post do seu blog que compartilhei há 4 anos atrás quando você era PED na matéria que eu fazia…
    Muito bom ver que você continua compartilhando conhecimento conosco e que posso encontrar coisas tão legais por aqui! =]
    Obrigada!!

    • 05/12/2015 às 13:56

      Oie Adriene! Poxa que comentario gostoso de ler! me incentiva muito! Obrigada pelo carinho e incentivo, e que bom que, de alguma maneira, aquela experiencia do PED ficou marcada. Pois saiba que foi um semestre muito importante e de muito aprendizado pra mim! um super beijo
      Suzana

      (ps. meu teclado aqui nao tem acentos, rs)

  10. marta helena ulian benitez
    27/12/2015 às 17:39

    É muito interessante ler MISTÉRIOS DO CÉREBRO, fascinante. Admiro sua dedicação.Parabéns.

  11. 22/02/2016 às 10:09

    Oi Suzana achei interessante, seu comentário pois minha esposa teve que fazer uma operação no Cérebro e teve algumas complicações como um avc e algumas isquemias. e hoje ela fala, enxerga, ouve, mexe com os braços, mas com muito tremor, e estou sempre vendo alguma novidade que possa ocorrer sobre tratamento de neuronimos que foram afetados, e quais as possibilidades, de um novo medicamento, e também como voluntaria para tratamento, pois considero que podemos contribuir de alguma maneira para este tipo de doença que afeta milhares de pessoas.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s