Inicial > Zika > O vírus Zika pode ser transmitido sexualmente?

O vírus Zika pode ser transmitido sexualmente?

Pois é pessoal, especulações é o que não faltam. O que falta mesmo são provas científicas na maioria dos casos.

Algumas notícias dizem que o vírus pode ser transmitido sexualmente, mas esses rumores ainda não foram comprovados cientificamentes. A hipótese surgiu a partir de alguns relatos. O primeiro aconteceu em 2008 no Colorado, Estados Unidos. Um pesquisador estava a trabalho no Senegal (África), e voltou com sintomas da infecção pelo vírus Zika. Algum tempo depois, a sua mulher foi diagnosticada com os mesmos sintomas, então especulações sugerem que o vírus poderia ter sido transmitido sexualmente. Isso porque na época em que o cientista retornou para os Estados Unidos, as condições climáticas e a fauna de mosquitos do Colorado não eram as mesmas das que normalmenteo vírus se hospeda. Além disso, a esposa do pesquisador foi diagnosticada com a doença 9 dias após o retorno do marido, e a incubação do vírus no mosquito acontece em 15 dias ou mais, para só depois ser transmitido para o ser humano. Além disso, os filhos do casal não foram diagnosticados com a doença. Com essas evidências, pesquisadores suspeitam que o vírus tenha sido transmitido sexualmente ou por outros fluidos corporais (ex. saliva).

O segundo relato foi em 2013, onde o vírus foi isolado do sêmem e da urina de um paciente de 44 anos da Polinésia Francesa. Além desses dois relatos, em feveiro deste ano foi relatado um outro caso em Dallas, Estados Unidos, que uma pessoa viajou para a América do Sul, contraiu o vírus, e dias depois de retornar aos EUA o seu (sua) parceiro (a) apresentou sintomas da infecção por Zika. Esses três relatos abriram margem para a hipótese de que o vírus pode ser transmitido sexualmente.

No entanto, nunca foi documentado anteriormente que um arbovírus poderia ser transmitido sexualmente. Além disso, as pesquisas ainda são inconclusivas a esse respeito. Portanto, ainda não há provas cíentíficas de que o vírus Zika pode ser transmitido sexualmente.

 

Saiba mais sobre o Zika vírus no post Zika: o que a ciência sabe até agora.

Fonte:

Foy et al. (2011). Probable Non–Vector-borne Transmission of Zika Virus, Colorado, USA. Emerg Infect Dis

Musso et al. (2015) Potential Sexual Transmission of Zika Virus. Emerg Infect Dis

http://www.dallascounty.org/department/hhs/documents/DCHHS_Zika_HealthAdvisory_20160202_final.pdf

Categorias:Zika Tags:, , ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!