Início > Alimentação > Copo meio vazio ou meio cheio?

Copo meio vazio ou meio cheio?

journal.pone.0109374.g001Você vê a figura do lado como um copo meio vazio ou meio cheio? Bem, não entrando no mérito de você ser pessimista ou otimista, o que você pensa sobre isso pode de fato influenciar a quantidade de calorias que você ingere.

O alto consumo de bebidas (alcoólicas e não alcoólicas) podem trazer problemas para a saúde. Profissionais da saúde indicam aos pacientes consumir bebidas em copos altos e finos, para reduzir o consumo.

Oi? Mas de onde vem a informação de que consumimos menos em copos mais altos? Para comprovar esse fato ou não, pesquisadores da Holanda resolveram testar isso.

Foi bem simples, a pesquisa foi feita para identificar a noção que as pessoas têm em relação a quantidade de bebida contida em diferentes copos. Primeiramente, os pesquisadores pediram para que os participantes enchessem de limonada um copo alto e fino. Depois pediram para que enchessem um copo pequeno e largo. Vale lembrar que ambos os copos tinham o mesmo volume. Os resultados mostraram que as pessoas serviram 9% a mais de limonada no copo alto e fino em comparação com o copo pequeno e largo. Os resultados obtidos soaram contraditórios com as recomendações médicas, e por isso mesmo, a pesquisa não parou por aí.

Pesquisadores pediram então para que os participantes colocassem apenas uma dose de limonada em cada um dos copos. O resultado desse teste foi que as pessoas colocaram menos limonada no copo alto e fino do que no copo pequeno e largo. Oi? Confundiu tudo agora.

Os pesquisadores explicam isso de acordo com a atenção que temos em cada uma das tarefas desenvolvidas. Quando participantes foram encher o copo, a atenção estava voltada para a quantidade de líquido presente no copo. Quando foram pedidos para colocar apenas uma dose, a atenção estava na quantidade de espaço vazio no copo. Das duas maneiras, o cérebro foi tendencioso para com o copo mais alto. Ou seja, na hora de encher o copo, colocaram mais líquido no copo alto. Na hora colocar apenas uma dose, colocaram menos (pois deixaram mais espaço vazio no copo).

Este efeito pode ser melhor evidenciado na figura acima, onde temos a sensação de que o espaço ocupado pelo líquido (b) é maior no copo mais fino, mas também parece maior o espaço ocupado pelo ar (a). Esse evento é descrito como “efeito de elongação”, do inglês “effect of elongation“. Isso acontece pois nosso cérebro percebe melhor a altura do que a largura dos objetos, fazendo com que tenhamos visões tendenciosas para o copo alto e fino.

Bom, se essa teoria estiver certa, a frase “o copo está meio vazio ou meio cheio” vai depender do seu foco de atenção (espaço ocupado pelo ar ou espaço ocupado pelo líquido), e pode de fato ter uma influência na quantidade de líquido que você ingere.

 

Vi aqui.

 

Se gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s