Início > Cérebro > Pra que serve o bocejo?

Pra que serve o bocejo?

bocejoBocejo: é aquele evento que pode demorar de 4 a 7 segundos, consiste de uma fase de inspiração e abertura da mandíbula, um curto período de apneia (falta de ar) e
contração muscular, e então o fechamento da mandíbula com uma breve expiração. Em muitos vertebrados ele pode ser espontâneo ou contagioso (aposto que você já bocejou nessa altura do campeonato, certo?).

Pesquisadores acreditavam que o bocejo era parte das funções respiratórias, mas experimentos revelaram que ele não tem nada a ver com os níveis de oxigênio e gás carbônico que está presente no sangue. Existe então uma nova teoria que vem ganhando força, a de que o bocejo serve para esfriar o cérebro. Pesquisadores
mediram a temperatura dos cérebros de pessoas antes e depois de bocejar, e descobriram que o cérebro estava mais quente antes e mais frio depois do bocejo.

Bem, mas a teoria não pode ser apenas comprovada com esse simples experimento, então pesquisadores da Áustria e dos Estados Unidos posturalam a hipótese de que, se a temperatura ambiente for maior, maior será a temperatura do cérebro, mais vezes uma pessoa irá bocejar. Do contrário também, quanto mais frio o ambiente ao redor, menos a pessoa bocejará, pois menos ela vai precisar esfriar o cérebro.

Com essa nova teoria em mente, eles abordaram 120 pessoas aleatoriamente nas ruas de Viena, na Áustria em duas épocas do ano. A primeira de dezembro a março, que é inverno pra eles (1,4°C) e a outra de junho a outobro, que é verão (19,4°C). Os participantes receberam 18 imagens de pessoas bocejando e depois responderam um questionário no qual deveriam dizer quantas vezes eles bocejaram durante o experimento (é claro, os pesquisadores também levaram em conta a idade e se os participantes tinham dormido a noite anterior ou não). Enquanto as pessoas estavam respondendo o questionário, uma pessoa ficava gravando a umidade do ambiente e a temperatura do ar.

Imaginem só? Comprovando a teoria dos pesquisadores, os resultados mostraram que apenas 18,3% dos participantes bocejaram durante o inverno, contra 43,7% no verão. Ou seja, o cérebro mais quente, precisa bocejar mais para se resfriar mais. Os pesquisadores concluem que o o centro que regula a temperatura do cérebro é o possível responsável por controlar também o bocejo.

E aí, você bocejou quantas vezes já? Está frio ou calor aí?

Um abraço

Fonte:
Massen, et al. A thermal window for yawning in humans: Yawning as a brain cooling mechanism. Physiology & Behavior, 2014.

Se gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s