Início > Alimentação > O hormônio da fome

O hormônio da fome

atacar a geladeiraGrelina é o nome dele. O responsável por desencadear o apetite. É um hormônio secretado por células que estão no estômago em resposta à falta de comida. Ele vai para a corrente sanguínea e viaja até o cérebro, onde estimula certos neurônios e nos dá aqueeeela fome. Estudos indicam que o efeito “iô-iô” de pessoas que estão tentando perder peso acontece por causa da grelina. Sim, pois quando uma pessoa obesa tenta perder peso, o cérebro dela entende que o organismo está com menos peso do que necessita, e aumenta a produção de grelina, o que aumenta a procura por alimento. Isso desencadeia um ciclo sem fim, sendo muito difícil de perder peso por dietas convencionais.

Mas as funções desse hormônio não param por aí, ele também é importante para promover o crescimento, controlar a pressão sanguínea, os níveis de glicose no sangue, ansiedade e é importante também pois tem um papel em promover o sono. Pois bem, se a grelina é importante para ficarmos com sono, é de se entender que ela precisa ser liberada durante a noite, certo? Para as pessoas que ficam até altas horas na internet ou na balada, é por isso que vocês vão atacar a geladeira de madrugada. A grelina é secretada durante a noite para promover uma boa qualidade de sono, mas se os senhores ficam acordados então ficam com fome. Paradoxal, não?

Interessante que o estresse também aumenta a produção de grelina. O que nos dá a conclusão de que pessoas estressadas tendem a comer mais. Alguém se identificou?

Pois é, Mistérios e paradigmas do nosso Cérebro!

 

Fonte:

Kristensson et al. High gastrin cell activity and low ghrelin cell activity in high-anxiety Wistar Kyoto rats. Journal of endocrinology, 2007.

Weikel et al. Ghrelin promotes slow-wave sleep in humans. Am J Physiol Endocrinol Metab, 2003.

Nass et al. Ghrelin and growth hormone: Story in reverse. PNAS, 2010.

http://www.cbsnews.com/news/the-hunger-hormone-11-03-2003/

 
Se gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
  1. Sae
    06/11/2014 às 20:18

    That picture looks like the owners of that fridge are quite efficient at secreting grelina! :P!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s