Início > Alimentação > Por que ficamos “beliscando” antes das refeições?

Por que ficamos “beliscando” antes das refeições?

atividade antecipatória de comidaPor que quando está chegando a hora de almoçar ou jantar, começamos a atacar aqueles petiscos ou salgadinhos, mesmo sabendo que dentro de alguns minutos teremos a nossa refeição ali pronta? Já pararam pra pensar como a gente “beslica” comida antes de apreciar a saborosa refeição que está por vir?

Muitos devem se identificar com o ataque aos queijinhos, amendoins, azeitona, salgadinhos, uma pitada do molho, etc, etc, etc. Mas poucos devem saber que isso é um comportamento controlado pelo cérebro. Tá bom, agora você pode dar a desculpa de que é seu cérebro mandando você fazer isso!

Pois bem, pesquisadores descrevem esse comportamento como “atividade antecipatória de comida” (do inglês: food antecipatory activity). O que acontece é que o nosso organismo tem vários relógios biológicos que controlam, por exemplo, o nosso sono, o ciclo menstrual das garotas e um relógio que consegue prever eventos que estão para acontecer, como o horário das refeições. Este último é controlado por experiências anteriores na nossa vida, ou seja, se estamos acostumados a jantar as 20h, começaremos a ficar com fome sempre um pouco antes deste horário. Mas ele é totalmente adaptável, podendo ser alterado baseado em novas experiências.

Não só a fome em si ocorre antes do horário previsto, mas também acontece a “atividade antecipatória de comida”, que é o nosso organismo ficando agitado e de fato começando a procurar fonte de alimentos. Esse evento pode acontecer de minutos ou até mesmo horas antes do horário da refeição.

Os pesquisadores dos Estados Unidos encontraram o neurotransmissor responsável por este tipo de comportamento em ratos. E imaginem, é a dopamina! Aquele mesmo neurotransmissor que é responsável por nos dar a sensação de prazer e bem-estar, e é o neurotransmissor afetado em pessoas com Doença de Parkinson. Existe uma região específica do cérebro que controla o comportamento de antecipação à comida, através da liberação de dopamina por alguns neurônios e captação dessa dopamina por outros neurônios. Para os mais interessados, o nome dessa região dentro do cérebro é chamado de corpo estriado dorsal.

Mas opa, está chegando a hora da janta, acho que vou ali petiscar algo, digo, digo.. preparar a comida.
Fonte:

Gallardo et al. Dopamine receptor 1 neurons in the dorsal striatum regulate food anticipatory circadian activity rhythms in mice. eLife, 2014.

 

Se gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s