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Você sabe o que é jetlag social?

Caro leitor, quem é que nunca teve aquele vontade de destruir o despertador em plena segundona de trabalho? Por que será que isso acontece? Será que estamos dormindo menos do que realmente precisamos? Bem, alguns cientistas que estudam cronobiologia chegaram a nomear um certo evento como “jetlag social“. Mas vamos por partes:

Cronobiologia: é a ciência que estuda os fenômenos biológicos recorrentes que ocorrem em uma periodicidade determinada, podendo ou não ter uma correspondência temporal com ciclos ambientais, como ciclo dia e noite, os ciclos de máres, etc. Esses fenômenos são chamados de ritmos biológicos e podem ter diferentes frequências, os que ocorrem com uma periodicidade próxima a 24 horas são chamados de circadianos, por exemplo. (wiki)

Jetlag: pode ser definido como um desajuste no nosso relógio biológico em decorrência da mudança de fuso horário, por exemplo (quando pessoas vão de um país para outro que está em um fuso horário diferente). Pode causar um pouco de estresse físico e psicológico na pessoa. Mas esse jetlag é chamado “jetlag de viagem”, e é rapidamente controlado pelo nosso organismo dentro de alguns dias.

jetlag socialJá o jetlag social seria uma assincronia entre os padrões de sono natural de um indivíduo e o seu ritmo de escola ou de trabalho, ou seja, a pessoa tem um ritmo de trabalho ou estudo, mas não se ajusta a ele (está sempre com sono na hora errada, e desperto na hora errada). Mas como isso acontece? Será que há prejuízos para a saúde?

Isso acontece pois cada ser humano tem o seu relógio biológico ajustado de uma maneira diferente. Uns precisam de mais sono, outros de menos, uns são mais ativos durante a noite, outros mais ativos durante o dia. Porém os horários de estudo e de trabalho são fixos, não variando de acordo com as necessidades de cada organismo.

Mas para investigar isso mais a fundo, pesquisadores quiseram testar se usar o famoso despertador ao invés de deixar o corpo dormir até a hora que quisesse seria prejudicial a saúde. A pesquisa foi feita pelo cronobiologista Till Roennenberg da Universidade de Munique (Alemanha). Ele e seus colegas fizeram um questionário online sobre padrões de sono e comportamento no dia a dia e receberam respostas de muitos voluntários entre idades 16 e 65 anos. De acordo com os padrões de sono e o comportamento dos indivíduos, os pesquisadores chegaram a conclusão de que se sua rotina de vida não segue o seu relógio biológico natural, você pode ser uma pessoa mais propensa a fumar, além de beber mais álcool e mais café.

Os pesquisadores também identificaram que entre 2002 e 2010, pessoas de todas as idades terminaram no ano de 2010 dormindo 20 minutos mais tarde do que em 2002, apesar de os horários de escola e trabalho terem permanecido os mesmos. Mas então por que isso aconteceu? O pesquisador conclui que é porque as pessoas tem cada vez menos se exposto a luz do sol, ficando mais em locais fechados durante o dia. Isso atrapalha o relógio biológico, pois ele precisa de luz natural para se ajustar corretamente. Portanto, quanto menos exposto a luz do sol, mais tarde tendemos a dormir.

Além disso, mostraram ainda como essa diferença entre o sono normal do nosso corpo, e a nossa rotina de dormir menos pode prejudicar a nossa função digestiva. O cronograma rotineiro das pessoas tem uma influência muito grande, por exemplo, nos horários de refeições. Em dias normais de trabalho, por exemplo, as pessoas com jetlag social tomam o café da manhã enquanto o corpo delas ainda acha que é noite. Isso faz com que todo o sistema digestivo tenha uma função prejudicada. Ao longo de vários dias, o jetlag social também pode contribuir para desencadear obesidade.

Portanto pessoal, precisamos repensar se nossa vida não está sendo muito exagerada e se estamos dormindo o suficiente. É claro que os cronogramas sociais não são nada maleáveis, e cada pessoa tem seu ritmo e seu relógio biológico, porém o ideal era que pudéssemos ajustar os nossos compromissos de acordo com o nosso relógio biológico. Mas enquanto isso ainda não é possível, precisamos tomar conta do que está ao nosso alcance. Caso contrário, estaremos ficando menos saudáveis a cada dia que passa.

Por isso, vamos dormir.

Boa noite, caro leitor.

Saiba mais sobre os benefícios do sono nos seguintes posts:

Com sono, porém otimista, e esquecido!

Prevenção do câncer de mama: dormir a noite?

Domir: importante para limpar o cérebro

Dormir pra quê?

 

Vi aqui.

 

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  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 15/11/2015 às 16:08

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