Início > Medula Espinhal > Por que uma fratura na vértebra tira o Neymar da Copa do Mundo

Por que uma fratura na vértebra tira o Neymar da Copa do Mundo

neymar_machucado_reu_95Pois é, apesar da nossa felicidade por estarmos na semi-final o Mistérios coloca aqui seus sentimentos pelo jogador Neymar. O que aconteceu hoje foi um baque para a seleção brasileira. O jogador recebeu uma joelhada na coluna vertebral.

Mas por que esse acidente deixou o atacante fora das próximas partidas? Mais especificamente, a lesão ocorreu na vértebra lombar 3 (L3), uma região importante do sistema nervoso onde se concentram os neurônios responsáveis pelo controle sensorial e motor das pernas.  O jogador passou por um exame de tomografia que indicou que houve uma fratura no processo transverso da vértebra L3. Abaixo, segue um esquema de como é a coluna vertebral cortada transversalmente.

 

medula3

Como podemos observar, o processo transverso é uma região muito delicada, pois perto dele está atravessando uma região do sistema nervoso que se chama nervo espinhal ou nervo raquidiano. Ele é composto pela raiz ventral e raiz dorsal, que são na verdade um monte de axônios juntos que enviam informações motoras para os músculos e informações sensoriais para o sistema nervoso, respectivamente.

Lesões nessa região da medula espinhal podem causar até mesmo uma paraplegia, mas o jogador felizmente não sofreu lesões nas estruturas do sistema nervoso. No entanto, a fratura por si só é dolorosa, e ela gera um processo inflamatório nesta região que sensibiliza os neurônios potencializando ainda mais a dor. Portanto, nosso querido jogador ficará de repouso por algumas semanas.

É isso aí, continuaremos aqui na torcida por você Neymar, e pela nossa querida seleção brasileira!

Se você gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
  1. João
    05/07/2014 às 18:23

    Que eu me lembre o nervo espinhal passa pelo forame intervertebral.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s