Início > Neuroengenharia > Copa do mundo x Neurociência: pra quem você está torcendo?

Copa do mundo x Neurociência: pra quem você está torcendo?

brain2Bem, muitos de vocês já devem ter ouvido falar do neurocientista Miguel Nicolelis. Ele é médico, formado pela USP Ribeirão Preto, fez doutorado na mesma universidade  e pós-doutorado na Hahnemann University, Estados Unidos. Atualmente ele é pesquisador da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos mas possui parcerias com diversas universidades e institutos de pesquisa do mundo todo, inclusive no Brasil.photo

A sua história acadêmica pode ser melhor contada por ele mesmo no livro “Muito Além do nosso Eu” produzido pela Companhia das Letras em 2011. Diga-se de passagem, um livro super inspirador e motivador para todos nós pesquisadores.

Basicamente, ele tenta, há vários anos, desenvolver um esqueleto robótico em que a pessoa usa como se fosse uma roupa (exoesqueleto), e que possibilitará um paraplégico andar novamente. O projeto tem o nome de “Walk Again Project” (Projeto Andar de Novo). Várias outras tecnologias que envolvem também a interface cérebro-máquina já existem para quem tem dificuldades de movimentação em decorrência de acidentes ou doenças, no entanto, o pesquisador tem um certo diferencial. O aparelho que ele desenvolve tem por finalidade responder aos comandos cerebrais do paciente debilitado, de modo que a máquina possa fazer os movimentos de acordo com a força do pensamento. Não apenas isso, mas o paciente também recebe informações sensoriais da máquina, que o informa, por exemplo, como é a superfície de um gramado em um campo de futebol. Dessa maneira, a pessoa tem maior controle dos movimentos com o robô pois sentirá se o chão é liso, áspero, curvo, e assim por diante.

O que isso tem a ver com a Copa? Bem, Miguel Nicolelis participará da abertura da Copa do Mundo (dia 12/06 quinta-feira) fazendo uma demonstração ao vivo de como funciona o exoesqueleto em um paciente paraplégico. Todos ansiosos para essa abertura? Garanto que sim!

Abaixo segue uma breve reportagem feita há algum tempo para a Copa:

 

Miguel Nicolelis tem uma página nas redes sociais que pode ser acessada aqui na qual ele disponibiliza vídeos quase que diários e atualiza os seus seguidores sobre os treinamentos com os jovens paraplégicos. A sua última postagem sobre o assunto foi “Exo BRA-Santos Dumont 1 (nome do robô) controlado por um dos nossos voluntários, completa com total sucesso testes no gramado onde será realizada a abertura da Copa do Mundo.”

Apesar de alguns pesquisadores ainda discordarem de tais achados científicos, os caros leitores poderão ter as suas devidas opiniões formadas lendo e se atualizando das conquistas de Nicolelis pelos sites dos institutos vinculados ao projeto, livros do pesquisador e artigos científicos publicados pelo grupo. Claro que o avanço para a medicina, e para a melhoria das condições de vida de um paciente com tais necessidades são inquestionáveis. O Mistérios apoia essa ideia, Dr. Nicolelis!

E aí, pra quem você vai torcer nessa Copa? O Mistérios está torcendo para que a neurociência consiga realizar todos os gols necessários para a vitória!!!!!!!

Bora torcermos juntos?

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s