Início > Pesquisa > Por que os canhotos são excluídos de pesquisas científicas?

Por que os canhotos são excluídos de pesquisas científicas?

Você sabia que apenas 10% da população escreve com a mão esquerda? Bem, a preferência por uma das mãos parece vir desde bem cedo. Imagens de ultrassom feitas em fetos mostram que com apenas 10 semanas de gestação os bebês mexem em torno de 85% mais o braço direito em comparação com o esquerdo, o que sugere uma base genética para a preferência do lado. A preferência por uma das mãos é apenas mais um fator que contribui para o que chamamos de lateralização do cérebro, ou seja, a assimetria entre os dois hemisférios cerebrais (saiba o leitor que o lado direito do cérebro é anatomicamente e funcionalmente diferente do lado esquerdo, mas isso é assunto para outro post).

Certo, mas por que será que os canhotos são excluídos de pesquisas em neurociências? Muitos pesquisadores reportam que tais indivíduos produzem um “ruído” nas pesquisas. Entenda-se por “ruído” qualquer resultado não desejado, ou que resulte em falsas análises. Explicando um pouco melhor: se uma pesquisa é feita para medir o nível de atividade de uma certa região do cérebro perante a algum estímulo, e essa região em específico é predominantemente direita, nos indivíduos canhotos pode ocorrer uma inversão, fazendo com que a região se localize no lado esquerdo deles. Isso deixa a amostra mais heterogênea e os resultados podem ser de difícil interpretação posteriormente.

No entanto, o estudo do cérebro de pessoas canhotas é necessário pois ele pode ajudar a entender melhor o funcionamento do cérebro perante variações diversas. É importante também entender como essas preferências podem interferir em outras funções do cérebro (como ações motoras, fala, memória, etc).

cartaz lhAgora, vocês sabiam que existe um dia que é chamado “Left-handers’ Day” (dia do canhoto), que é celebrado no dia 13 de agosto? Existe também um site para esse dia, com várias curiosidades sobre essa data e muitas outras informações interessantes sobre o mundo dos canhotos. Eles fazem cartazes e apoiam a divulgação dos mesmos, como este que se segue ao lado (Dia dos canhotos, 13 de agosto. Perigo! Zona da Esquerda, o uso do seu lado direito é proibido nesta área).

Existem também outras informações interessantes, como por exemplo você sabia que 98% dos canhotos usam a mão esquerda pra escrever e pintar, mas apenas 68% deles preferem arremessar uma bola com essa mão? Os inventores desse website também incentivam a criação de vários produtos para os canhotos, como tesouras, abridores de lata e caderno de notas, que na realidade existem mas são dificilmente encontrados no mercado.

E você, é destro ou canhoto? Encontra alguma dificuldade no seu dia a dia por conta disso?

Boa escrita, digo, boa leitura.

Fonte:

http://www.lefthandersday.com/

Willems et al. On the other hand: including lefthanders in cognitive neuroscience and neurogenetics. Opinion, Nature Reviews Neuroscience, 2014

 

Se você gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s