Início > Doenças neurodegenerativas > A supercadeira de Stephen Hawking

A supercadeira de Stephen Hawking

stephen-hawkingVocê sabe quem é Stephen Hawking? É um físico britânico, que ajudou a entender a origem do universo, o papel dos buracos negros e ainda ajudou a escrever “Uma Breve História do Tempo”. Ele fez tudo isso sem conseguir movimentar seu corpo. Esse homem, é um caso de luta contra a morte.

Quando ele tinha 21 anos, ele foi diagnosticado como portador de uma doença chama Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). É uma doença neurodegernativa muito grave, que atinge os motoneurônios, ou seja, aqueles responsáveis pela invervação de toda a musculatura do corpo humano. Quando Hawking perdeu totalmente a sua voz, ele ganhou um aparelho chamado Equalizer, o qual falava palavras com um simples toque das mãos de Hawking. Esse dispositivo é uma interface bem simples, o qual permite que uma palavra possa ser escolhida uma por um toque do botão. Com isso, Hawking conseguiu escrever livros, ensaios e promover palestras pelo mundo. Posteriormente o físico perdeu os movimentos da mão, e passou a controlar o computador falante por um interruptor acoplado a sua bochecha. Mas a doença é progressiva, e ele poderá perder os movimentos da bocheha também. Agora os pesquisadores  estudam uma maneira de construir um dispositivo que ajude o físico a continuar falando e escrevendo, mas apenas com o movimento dos olhos.

A cadeira também tem controle remoto universal que ele usa para ascender luzes, abrir portas, ver TV e ouvir música no aparelho de som.

Para quem tem a curiosidade de ver como ele se comunica, abaixo vai um vídeo interessante de uma palestra dele.

[youtube:https://www.youtube.com/watch?v=xjBIsp8mS-c%5D

 

maiores informações aqui.

 

Se você gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s