Início > Autismo > Robô que interage com pessoas autistas

Robô que interage com pessoas autistas

Aqui vai mais uma pesquisa, dessa vez desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia do Sul. Os pesquisadores criaram um robô, chamado Bandit. Este robô foi programado para estimular a empatia em pessoas com autismo. Como mencionado em outro post, as pessoas com esse distúrbio possuem certa dificuldade de prestar atenção em rostos humanos devido a muitos estímulos que elas recebem e com isso podem perder expressões faciais importantes para uma boa comunicação, por exemplo. Sendo assim, essas pessoas desenvolvem uma curiosidade maior por máquinas, visto a sua previsibilidade.

O  robô possui sensores de infravermelho e câmeras no lugar dos olhos e com isso calcula o tipo de abordagem, como por exemplo, se a criança se afasta, se evita movimentos bruscos, se ela se aproxima, se inclina a cabeça ou os braços de forma a incentivá-la a imitar os movimentos.

A pesquisadora Maja Matriac diz que Bandit interagiu com 14 crianças com menos de 9 anos e que a maioria foi receptiva aos estímulos e levou a curiosidade. Ela também mencionou que isso pode ajudar os pesquisadores a identificar expressões que demonstram interesse ou mesmo afeto em pessoas autistas, e poderá contribuir para novas intervenções.

Abaixo segue um vídeo do robô interagindo com uma pessoa:

 

Texto adaptado da revista “Mente e Cérebro” – n° 229.

 

Se você gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 22/08/2014 às 18:34

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s