Início > Drogas > Energéticos e álcool: efeitos contraditórios do sistema nervoso

Energéticos e álcool: efeitos contraditórios do sistema nervoso

Os energéticos hoje em dia são muito consumidos nas baladas por jovens e adultos, e nos fazem ter a sensação de pique e agitação. Isso acontece porque ele contém substâncias estimulantes, como a cafeína, taurina e glucoronolactona. Essas substâncias potencializam a resposta do cérebro perante os estímulos, nos deixando mais agitados. Eles também aumentam a frequência cardíaca e a temperatura do corpo. Esse efeito pode permanecer por horas. Mas precisamos tomar muito cuidado, pois depois de ter passado o efeito nos sentimos mais cansados e indispostos do que antes de tomar o energético. Os nossos músculos ficam muito “cansados”.

A Taurina é um aminoácido que está presente no cérebro em altas concentrações e está relacionada a diversas funções na transmissão das informações cerebrais. A cafeína está presente nos chás, café, cacau e guaraná. Em doses adequadas, ela facilita o raciocínio, melhora a atenção, diminui a fadiga. No entanto, em altas doses pode diminuir a sensibilidade a insulina, aumentar os níveis da pressão sanguínea e está associada a fortes dores de cabeça.

O álcool é um depressor do sistema nervoso central, retardando as respostas do cérebro aos estímulos. Por isso que a pessoa fica mais lerda, possui incoordenação motora, distúrbios de fala, sonolência, ou até mesmo coma dependendo da quantidade de álcool ingerida. Ele age inibindo, entre outras regiões, neurônios do cerebelo e do córtex pré frontal. O cerebelo é uma estrutura relacionada à coordenação dos nossos movimentos, se os neurônios forem inibidos, perdemos a capacidade de coordenação. Por isso vemos nossos amiguinhos bêbados cambaleando por aí. O córtex pré-frontal é um potencial inibidor de outras regiões do cérebro, e é ele que “nos deixa comportado”. Se o córtex pré-frontal está normal, teremos comportamentos mais  recatados perante a sociedade. Quando ingerimos o álcool  os neurônios desta região ficam inibidos, fazendo com que outras partes do nosso cérebro sejam então ativadas e é esse o mecanismo pelo qual nos deixa mais desinibidos e com comportamentos extravagantes. 

Quando os dois compenentes são injeridos juntos (energéticos e álcool), a pessoa fica mais agitada e acelerada por causa do energético e  menos destemida por causa do álcool, combinação essa que muitas vezes pode não dar certo, não é mesmo? Os energéticos aumentam a sensação de prazer proporcionada pelo álcool. Só que também diminuem a percepção do estado de embriaguez. Essa combinação faz com que o organismo da pessoa receba dois estímulos de efeitos contrários, o que pode causar sérios danos para a integridade dos nossos sistemas.

Além disso, vale lembrar que os dois líquidos são altamente diuréticos, e se não houver a hidratação adequada depois da ingestão deles, ficamos com carência de água no nosso organismo. Uma das muitas consequências que essa desidratação pode causar, é diminuir a quantidade de líquido no nosso sistema nervoso, o que causa mudança na pressão intracraniana, e pode causar a famosa “dor de cabeça da ressaca”.

É preciso tomar muito cuidado com a ingestão de energéticos pois assim como os outros estimulantes químicos (cafeína, drogas) pode viciar e a pessoa precisará de uma dose ainda maior para obter o mesmo efeito. O que pode ser mais prejudicial ainda para a saúde.

Mas, como tudo nessa vida, isso é uma questão de dose! Uma ou duas latas por semana não tem problema. As vezes precisamos estar mais atentos e dispertos em certos momentos de nossas vidas, e não é este tipo de consumo que irá fazer mal. Mas cuidado com as doses elevadas.

Só de curiosidade:

1 LATA DE 250 ML DE ENERGÉTICO EQUIVALE A:
50 ml de café
200 ml de chá preto
600 ml de Coca-Cola

 

graaaande abraaço!

 

Mais informações aqui, aqui e aqui.

 

Se você gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
  1. Carolina Conti
    07/01/2015 às 11:02

    Ótimo texto, todos deveriam ler!
    Parabéns pelo blog, Suzi!!!!! 🙂

  2. Lucia Helena Araujo Bortoluzzi
    09/09/2016 às 14:57

    Parabéns…obrigado pela informação!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s