Início > Aprendizado, Memória > Métodos para melhorar o aprendizado

Métodos para melhorar o aprendizado

Será existe mesmo uma fórmula mágica para a gente conseguir se concentrar nos estudos e se sair melhor nos testes? Um grupo de pesquisadores estudou alguns hábitos e comprovou que quando alternamos os locais por onde estudamos aumentamos a quantidade de informação que fica retida na nossa memória. E isso vale para qualquer idade. Sendo assim, é interessante que as pessoas sempre troquem de lugar, ora no quarto, ora na sala, no jardim, nas mesas lá fora, na biblioteca, etc.

Uma explicação para isso seria porque o cérebro é capaz de fazer sutis associações ente o que está estudando e as sensações externas, mesmo que isso não se torne consciente. Quando ele é colocado em situações nas quais ele precisa fazer mais associações (como por exemplo trocar de lugares) pode dar maior relevância neural para aquela informação associada.

Outro ponto importante também é variar o tipo de material que se está estudando. Um bom exemplo disso são os cursos de idiomas, que usam material de leitura, audição, imagens, vídeos, conversação. Essas diferentes ferramentas pode deixar uma impressão maior no cérebro do que se ele se concentrasse em apenas uma modalidade de cada vez.

Uma outra maneira de também melhorar o aprendizado, é sim estudar um pouco em cada dia. Já diziam os nossos professores mas a gente nunca acredita né? Quando você retoma um assunto estudado anteriormente, você está na verdade reforçando as conexões sinápticas para aquele aprendizado, e com um pouco mais estudo a informação torna-se concreta. É como aprender a andar de bicicleta. E é por isso que é importante fazer, por exemplo, simulados antes das provas.

Mas, se depois de tentar tudo isso, você não conseguir melhorar o aprendizado, então acho que falta pra você é vontade de estudar.

Bons estudos!

Li aqui e aqui.

 

Se você gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
  1. 16/07/2011 às 12:08

    Além disso, vale ressaltar a importância de ser curioso com a teoria estudada. Quanto mais entendemos a utilidade daquela matéria, menos estressante fica. E por isso acredito que o melhor aprendizado que um professor pode dar é instigar o aluno sobre algum assunto.

    A curiosidade está para o estudo assim como a fome está para as refeições.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s