Início > Memória, Sono > Com sono, porém otimista, e esquecido!

Com sono, porém otimista, e esquecido!

Ei, acha que durmir tarde e acordar cedo vai te ajudar muito no trabalho do dia seguinte?

Talvez não, quando nos privamos de durmir, ativamos certas regiões do cérebro que são responsáveis pelas expectativas positivas, ou seja nos tornamos mais otimistas. O mesmo estudo comprovou que ao mesmo tempo que isso acontece, outras regiões do cérebro são menos ativadas, e são aquelas que tratam as expectitativas negativas.

Mas o leitor deve estar pensando “oras, que bom então, me tornarei mais otimista e feliz sem durmir”.

Porém, o que acontece é que quando somos privados de sono, tendemos a fazer escolhas com mais ênfase nos lucros monetários, por exemplo, e menos nas opções que permitem reduzir as perdas. O estudo foi feito pela Universidade de Duke, na Carolina do Norte.

O que acontece é que pessoas que jogam jogos valendo dinheiro até altas horas, tem o azar das máquinas e o azar do cérebro, que, com sono, tem a tendência a antecipar lucros e minimizar a possibilidade de perder. Será que essas pessoas tem grandes chances de ganhar? Acho que não então.

Outro estudo, que foi publicado na Nature, revela que quando o organismo fica sem durmir, o cérebro fica acordado e adormecido ao mesmo tempo. Será que depois de ter ido naquela super festa da sua faculdade e ter acordado cedo pra ir para o seu laboratório você não se esqueceu onde deixou o celular ou a chave do carro? Pois é. Grupos específicos de neurônios podem adormecer, com consequências negativas para o dia-a-dia.

Para comprovar isso, os pesquisadores inseriram sondas ultrafinas no cérebro de camundongos adultos para monitorar a atividade elétrica de subgrupos de neurônios. Esses animais foram mantidos 4 horas além do horário normal que eram acostumados a durmir. E depois de acordados, mesmo quando pareciam ter comportamentos normais e estavam ativos, as sondas mostraram que certas áreas não estavam funcionando, ou seja, estavam adormecidas.

Outro teste ainda foi feito. Os animais foram treinados por duas horas para segurar uma bolinha de açúcar com uma única pata (nossa nem imagino como eles conseguiram isso!). Quanto mais cansados estavam os animais, mais difícil era pra realizar o trabalho. Ou a deixavam cair, ou nem conseguiam segurar.

Bora durmir pessoal !!!

Um abraaaaço.

Fontes aqui e aqui.

 

Se você gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
  1. 01/05/2011 às 07:39

    Suzana, o correto é “dormir”

    bom post

    bjos.

  2. Luciana
    01/05/2011 às 09:37

    Um abraaaaaaaaaaço!

  3. Ian
    01/05/2011 às 14:15

    Agora eu entendo a variação do meu dinheiro conforme a hora
    jogando poker

  4. suzana
    03/05/2011 às 01:00

    Bom que eu leio isso a 01:00h! Falta de memória já faz parte do meu ser.
    Adorei o post

  1. 18/09/2014 às 18:31

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s