Início > Música, Plasticidade nervosa > Desenvolvendo a inteligência espacial

Desenvolvendo a inteligência espacial

Continuando o assunto de plasticidade cerebral, agora venho tratar de um assunto interessante: música! Quem não gosta de ouvir música? E de tocar? Sabe tocar algum instrumento? Se não, trago aqui um bom motivo para começar.

É um bom exemplo de como o cérebro pode ser modelado, sem querer. A música, além de ajudar a liberar dopamina no nosso cérebro (http://bit.ly/efT9Me) pode ser mais uma grande aliada pra quem sabe tocar algum instrumento. Uma equipe de pesquisadores da Califórnia fez uma pesquisa com crianças de 3 anos. Metade delas assistiu a aulas de piano ou canto durante oito meses. Incrivelmente seus desempenhos em quebra-cabeças, testes de raciocínio espacial e desenhos de figuras geométricas foram 80% superiores aos das crianças que não assistiram a lições de música. Além disso, as crianças musicais tornaram-se gradualmente mais rápidas e mais precisas no raciocínio espacial ao longo do ano escolar e elevaram seu nível de inteligência espacial.

Isso sugere que, com a música sendo estruturada no tempo e no espaço, a sua prática fortalecerá os circuitos que ajudam o cérebro a pensar e a raciocinar no espaço e no tempo, o que é importante para a matemática, por exemplo. Se o efeito da prática prolongada durante a infância é permanente, a competência aperfeiçoada ajudará as crianças em complexos problemas de matemática e engenharia quando crescerem. Ainda de acordo com esse raciocínio, a música estimula padrões neurais em vastas regiões do córtex que são usadas também para o raciocínio espacial.

Deve ser por isso que agora as escolas estão oferendo aulas de musicalização para crianças. Demoraram para fazer isso, não acham? O que é importante também são as pessoas estimularem seus filhos ou familiares a frequentarem aulas de música desde criança.

Fonte: “O cérebro – um guia para o usuário” – John Ratey

Um abraço.

 

Se você gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
  1. Leandro Favarin
    28/04/2011 às 23:47

    É por isso que pretendo colocar meu filho/a em uma escola de música desde pequena.
    As vantagens não param só aí.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s