Início > Memória > Exercício físico para o cérebro

Exercício físico para o cérebro

Olá pessoal, vocês gostam de fazer exercícios? Sim? Trago aqui mais um motivo para não pararem com esta prática, e se não gostam o motivo é grande o suficiente pra vocês começarem!

Pesquisadores dos Estados Unidos verificaram que atividade física moderada é capaz de aumentar o tamanho do hipocampo em adultos mais velhos, levando a uma melhoria na memória espacial. Isso é um bom negócio, visto que com o aumento da idade naturalmente o hipocampo diminui, aumentando os riscos de demência.

O pioneiro deste estudo é Arthur Kramer, o qual analisou o cérebro de 60 adultos saudáveis com idades entre 55 e 80 anos antes, durante e após o período de um ano de exercícios.

Aqueles adultos que caminharam 40 minutos 3 vezes na semana aumentaram em média 2% o volume do hipocampo (direito e esquerdo). No outro grupo por sua vez, o que não praticou exercícios, houve diminuição em média de 1,4% (direito e esquerdo).

Além disso, testes de memória espacial foram feitos, e aquelas pessoas que tinham feito caminhada tiveram melhor desempenho.  Paralelamente a isso, os que fizeram atividade física tiveram aumento no fator neurotrófico do cérebro (BDNF), que é uma pequena molécula envolvida na memória e aprendizagem.

Será então que agora você vai começar a se exercitar? É pouquinho, 40 minutinhos 3 vezes por semana já gera essa grande diferença! Vamos lá?

fonte aqui.

 

Se você gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s