Início > Meditação, Neuroteologia > Meditação para o cérebro e coração

Meditação para o cérebro e coração

Meditação, o que é meditação? Confesso que ainda tenho minhas dúvidas pois não sou praticamente desta arte. Mas depois do que eu fiquei sabendo me deu vontade de correr atrás disso.

A meditação pode estar relacionada com o aumento de substância cinzenta no cérebro (regiões que contêm os corpos neuronais), aumenta o sistema imune, reduz o estresse e promove um bem-estar.

Um estudo feito por Richard Davidson (Universidade de Wisconsin) concluíram que pessoas que meditam conseguem detectar estímulos de “mudança rápida”, como uma expressão facial que pode ter algum significado emocional. O estato de atenção do nosso cérebro pode mudar, podemos ficar mais atentos se praticarmos a meditação. Isso quer dizer que o nosso cérebro pode se adaptar, aprender ou melhorar habilidades com o treinamento.

E uma das coisas mais interessantes é que a meditação faz bem para o coração! Ela pode diminuir a pressão sanguínea, diminuir casos de infarto do miocárdio e auxiliar na desobstrução vascular.  Após analisar 200 pacientes que tinham arterosclerose. Após 5 anos de estudo, os pesquisadores concluíram que os pacientes que meditaram reduziram o risco de ataque cardíaco, acidente vascular encefálico e morte em comparação com aqueles que receberam apenas uma dieta nutritiva e orientações para uma vida saudável. Os pacientes que meditaram permaneceram mais tempo ser contrair alguma doença, reduziram o estresse e diminuíram a sua pressão sanguínea em 5mmHg.

Hölzel, concluiu que houve aumento de matéria cinzenta no cérebro de voluntários após 8 semanas de treinamento na meditação. Uma das regiões onde se tem aumenta a matéria cinzenta é no hipocampo, cerebelo e outras regiões de extrema importância para o ser humano.

A meditação é fácil de aprender e de praticar, não precisa de qualquer tipo de educação prévia e não tem complicações para o organismo! Vamos praticar?

 

Pra quem quiser saber mais: aqui e aqui.

 

Se você gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s