Início > Genética > Arco-íris no Cérebro

Arco-íris no Cérebro

O novo arco-íris do cérebro não precisa ter chuva e sol pra acontecer ! Cientistas na Universidade de Harvad desenvolveram um camundongo transgênico. Ele possui um gene que é capaz de codificar três diferentes proteínas fluorescentes.  Mas apenas uma cor será expressa em cada uma das cópidas do DNA, ou seja, cada célula terá uma única cor. As três cores primárias podem se recombinar e produzir um número grande outras cores, assim como funciona as cores de uma televisão. Essa técnia permitirá aos pesquisadores a construção de diagramas da interação neuronal, possibilitanto entender melhor a comunicação entre os neurônios.

Leia mais na cell e na nature news.

Se você gostou do que leu, compartilhe 😉

Anúncios
Categorias:Genética Tags:, ,
  1. Guilherme
    19/01/2011 às 18:49

    Só uma correção, os experimentos não foram feitos com ratos e sim com camundongos. Até onde eu saiba não existem ratos transgênicos.
    Um blog que se diz “científico” não pode ser dar ao luxo de cometer erros desse porte.

    • 19/01/2011 às 23:22

      Guilherme,

      Muito obrigada pela correção. Já alterei para camundongos, pois realmente não vi ratos transgênicos para essa linhagem. Trabalho tanto com ratos quanto com camundongos e por isso sei da diferença entre ambos, e a troca foi apenas um engano.

      Contudo não me lembro de ter frisado que o blog era “científico”, apesar de que possa ser considerado pelas pessoas que assim quiserem. Não classifiquei o blog pois acho que cada um pode interpretar como quiser. Para uns é hobbie, para outros fonte de informações, estudos, ou apenas leitura.

      Sobre o erro grave, acho que isso depende do ponto de vista. Para nós estudantes e com trabalhos na área, temos sim que tomar mais cuidado com o que falamos ou traduzimos, e neste ponto reconheço o erro. No entanto, para uma pessoa leiga no assunto (entenda leiga como uma pessoa que não trabalha com isso mas se interessa pelo assunto), creio que tanto faz se a pesquisa foi em camundongo ou rato, o importante é que tem pesquisa na área proposta e avanços estão surgindo na medicina. E acho que é esse o real propósito do meu blog, ou pelo menos gostaria que fosse. Divulgar as notícias, novidades e avanços sobre as pesquisas com sistema nervoso, e não fazer um estudo detalhado da metodologia de cada uma.

      Mas obrigada por ler o blog.

      Na expectativa de que hajam mais pessoas entendidas lendo e opinando.

      Ps. tentei te enviar email para conversarmos mais sobre o assunto, mas infelizmente acho que vc digitou errado (espero).

      Suzana

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s