Página Inicial > Isolamento social > Você sabia que o isolamento social causa problemas na bainha de mielina?

Você sabia que o isolamento social causa problemas na bainha de mielina?

depressao_crianca1_5811112011468            Aqui estamos nós de novo! Hoje o tema é: formação da bainha de mielina e suas complicações decorrentos do isolamento social precoce. Sabe-se que o isolamento social (quando jovem) resulta em alterações comportamentais, como dificuldades de interação com outras pessoas, e também alterações cognitivas no ser humano. Quando um estudo foi feito em macacos rhesus, observou-se que eles possuíam complicações na memória também.  As alterações decorrentes do isolamento social, ocorrem principalmente nas regiões de substância branca do cérebro (aquelas regiões onde predominam os axônios com suas bainhas  de mielina, ou seja, local onde passam fibras que irão conectar vários neurônios dentro do cérebro), e principalmente, em uma região chamada córtex pré-frontal.

Sendo assim, um grupo de pesquisadores de Harvard pesquisaram se o isolamento social afetava, de alguma forma, a bainha de mielina. Para isso, eles utilizaram camundongos com idade de 21 dias, e deixaram eles isolados (um em cada gaiola) por 2 ou 4 semanas. Compararam esses camundongos com outros que viveram pelas mesmas semanas em condições normais, ou seja, com mais camundongos nas gaiolas.

Alguns dos resultados dessa pesquisa foram que os oligodendrócitos (as células responsáveis por produzir a bainha de mielina ao redor dos neurônios) dos animais isolados eram mais simples, com menos prolongamentos, com menos ramificações e a bainha de mielina se tornou mais fina. Além disso, houve redução na expressão de genes relacionados com a produção da bainha de mielina e mudanças na produção do neurotransmissor dopamina. Com tudo isso, que eles determinaram, é que, após um período crítico de isolamento social de camundongos jovens (que é de 2 semanas), a maturação de oligodendrócitos foi prejudicada. Isso tudo promoveu alterações de comportamento social e também afetou prejudicou a memória dos camundongos isolados.

Mas o que tem a ver os oligodendrócitos com os comportamentos sociais? Uma das coisas que pode ser levada em conta, é que a espessura da bainha de mielina fica menor, fato este que diminui a velocidade da condução do impulso nervoso dentro do axônio. Isso pode desencadear um processamento anormal da informação, o que culmina com comportamentos prejudicados e falta de memória. Uma outra possibilidade é de que as alterações na produção de dopamina estejam contribuindo para produzir alterações comportamentais e também alterações de memória.

Ou seja galerinha, a maturação de oligodendrócitos é dependente de experiência social! Por isso, futuros e atuais papais e mamães, proteção é importante, mas vamos com calma! As crianças precisam ter interação com outras crianças e outras pessoas para o correto desenvolvimento do seu sistema nervoso!

Fonte: Manabu Makinodan, et al. A Critical Period for Social Experience–Dependent Oligodendrocyte Maturation and Myelination. Science. 2012.

 

Se você gostou do que leu, compartilhe ;)

About these ads
  1. Flavia
    20/03/2013 às 22:39

    Adorei

  1. 22/08/2014 às 11:10

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.056 outros seguidores